Governo sem portal nem emails desde segunda-feira: O Governo português esteve esta semana sem site oficial e sem acesso ao serviço de email, confirmou fonte oficial ao jornal Expresso, que avança a notícia esta tarde. O acesso a serviços em plataformas móveis também registou perturbações.
Segundo disse ao jornal o diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), Manuel da Costa Honorato, o problema no acesso aos emails dos membros do Executivo já terá sido solucionado. Mas o portal do governo continua offline.
Os problemas ficaram a dever-se a um erro informático registado no domingo à noite, que "provocou um crash nos emails e no portal oficial", escreve o Expresso. Segundo explicou Manuel da Costa Honorato, "o acesso ao email já foi reposto ontem e o portal ainda está a ser reparado".
A solução deverá ser solucionada "em breve", adianta mesma fonte, sem apontar previsões de datas, mas prometendo que o portal deverá ficar acessível muito em breve, "mesmo que não seja a 100%".
O site, alojado em www.governo.gov.pt, terá estado em estado em baixo desde o início da semana e mantinha-se inacessível à hora de publicação desta notícia, quando o TeK tentou aceder ao portal - que em janeiro veio substituir os antigos sites ministeriais, agregando conteúdos e oferecendo ligação às páginas dos diversos ministérios.
Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros tinha ontem posto de parte a hipótese de se tratar de um ataque informático, uma posição corroborada pelo responsável citado que apontou antes para "algumas anomalias técnicas" que "criaram uma situação de instabilidade nos serviços, que deixaram de estar acessíveis".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Joana M. Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário