4 de abril de 2012

Finanças começam a cruzar pagamentos com cartões eletrónicos em julho

Finanças começam a cruzar pagamentos com cartões eletrónicos em julho: A partir de julho o fisco vai começar a cruzar informação dos cartões de crédito e débito usados pelos portugueses. A medida foi confirmada hoje por Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, durante uma audição no Parlamento.



Como relata o Dinheiro Vivo, o responsável explicou que os bancos já estão a enviar para os serviços das finanças os dados relativos às operações eletrónicas, onde se incluem os movimentos com cartões multibanco e cartões de crédito. Até julho deverá estar tudo pronto para que os serviços comecem a cruzar a informação disponível.



A medida insere-se num conjunto de iniciativas de combate à fraude e evasão fiscal, que assentam no cruzamento de dados dos contribuintes. A tecnologia é uma peça fundamental neste processo, tal como os recursos humanos, reforçados com a integração de 350 novos inspetores.



Até final do ano o número de inspetores do fisco continuará a aumentar devendo atingir cerca de 3 mil efetivos. Para tal até final do ano serão contratados cerca de mil novos inspetores.



O combate à fraude é uma prioridade definida pelo governo e que motiva medidas em várias áreas. Arrancou no passado dia 1 de abril - data de entrada em vigor da medida - uma ação de fiscalização que vai decorrer ao longo dos próximos três meses junto das empresas com faturação acima dos 125 mil euros, para assegurar que estas já implementaram software de faturação certificado, com a lei passou a exigir.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico





Cristina A. Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário